Nem os lojistas nem os consumidores esperaram chegar o dia 26 de novembro para aproveitar – cada um do seu lado – os benefícios de mais uma edição da Black Friday. Os levantamentos prévios indicam que a data mais quente do varejo online é mesmo um evento mensal e não mais apenas um dia específico de ofertas e descontos – vide as ações do tipo “esquenta Black Friday” e “Black November”, desde os primeiros dias do mês.
“Neste ano, as promoções começaram mais cedo, tivemos um crescimento grande nos 11 primeiros dias de novembro, crescendo 31%, e nos 7 dias de esquenta Black Friday”. (Marcelo Osanai , head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit).
Exemplos disso é que entre 18 e 24 de novembro, o faturamento aumentou 31%, para R$ 2,8 bilhões.
Outro exemplo, de acordo com os dados da NielsenIQ|Ebit, é que a quinta-feira (25) teve desempenho melhor do que a sexta. Na comparação com 2020, o faturamento do dia 25 subiu 10%, (R$ 1,02 bilhão), com queda de 4% nos pedidos (1,54 milhão), e aumento de 15% no valor médio das vendas (R$ 661).
Já no dia 26, o volume de vendas subiu 4%, (R$ 3,2 bilhões), com 4,1 milhões de pedidos (-11% sobre 2020), e ticket médio de R$ 788 (alta de 16% em relação ao ano passado).
Outros números da Black Friday 2021
A consultoria Neotrust também monitorou a movimentação da Black Friday 2021. Confira os principais números.
👉 Entre 0h de quinta e 23h39 de sexta, o faturamento total do e-commerce foi de R$ 5,4 bilhões, alta de 5,8% em comparação com 2020.
👉 O volume de pedidos no período foi de 7,6 milhões, queda de 0,5% em relação ao ano passado.
👉 Diferente do ticket médio registrado: R$ 711,38, um crescimento de 6,4% quando comparado ao mesmo período de 2020.
👉 Nas categorias com maior número de pedidos, destaque para Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos.
👉 Já as categorias com maior faturamento, Telefonia puxa a lista, seguida por Eletrodomésticos, Eletrônicos, Informática e Móveis.
👉 De acordo com a Neotrust, a maioria público que aproveitou as ofertas da Black Friday está na faixa etária entre 26 e 50 anos (69%).
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