Em meio ao prolongamento da pandemia do coronavírus, o varejo online tem mais uma oportunidade de aumentar suas vendas e faturamento com a proximidade do Dia das Mães, mais uma das datas quentes do comércio ao lado da Black Friday e do Natal.
O Dia das Mães ocorre sempre no segundo domingo de maio e em 2021 cai no dia 9. Em 2020, conforme dados da Compre&Confie e Social Miner, o faturamento dos e-commerces com a data mais que dobrou em relação a 2019. Passou de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões – 117% de aumento.
Assim como o comércio eletrônico de um modo geral, as restrições de deslocamento e de funcionamento do varejo físico, mais a praticidade de entrega à distância, ajudaram a impulsionar a compra de presentas para as mamães via internet.
A expectativa para 2021 é que a data continue impactando positivamente o desempenho das lojas virtuais. Isso graças ao fato do hábito de comprar pela internet ter sido assimilado pelo consumidor brasileiro que ganhou mais opções de e-commerces para pesquisar e aproveitar ofertas mais vantajosas.
E tendo aumentado a concorrência, sua loja virtual já está pronta para as vendas do Dia das Mães? Já colocou a campanha de marketing “na rua”? Para ajudá-lo, listamos a seguir algumas das principais providências que você deve tomar para vender mais no Dia das Mães desse ano.
Checklist para as vendas do Dia das Mães no e-commerce
Revisar a infraestrutura da sua loja virtual
A atenção para o funcionamento do site deve ser permanente, mas precisa ser redobrada nas datas quentes do varejo.
Falhas como demora em abrir páginas de produtos ou queda do servidor pelo grande número de acessos simultâneos não só prejudicam as vendas do dia como espantam clientes, que diante de uma experiência ruim dificilmente retornarão ao site. Não esqueça de checar também como a loja está funcionando em sua versão para smartphone.
Customizar o site e montar vitrines e áreas temáticas
Ainda sobre o site, não sendo uma data qualquer, é essencial customizar o layout, caracterizando que estamos em um período diferenciado com ofertas especiais para o Dia das Mães.
Essa etapa está relacionada com as decisões da loja para a data: será criada uma área específica dentro do site ou os produtos selecionados serão simplesmente reunidos em uma lista (com marcação de categoria ou tag)?
Tomada a decisão, a loja pode “embalar” o site, especialmente a página inicial, com elementos visuais que façam menção ao Dia das Mães. Pode usar banners que levem para a área temática ou para a lista de produtos. Mas pode também – e é o recomendado – montar uma vitrine do Dia das Mães, usando as funcionalidades do Beonly, por exemplo, já na página de entrada do site.
Funciona como um atalho e somada a outras ações, como as citadas a seguir, essa medida ajuda na conversão da visita em compra (ou compras).
Analisar histórico de vendas, problemas e reclamações no Dia das Mães
Não só para estimar vendas, mas analisar o desempenho da loja em edições anteriores da data também ajuda a prevenir problemas e situações que possam arranhar a imagem da marca. É um grande aprendizado.
Por exemplo, você sabe qual foi a reclamação mais recorrente no Dia das Mães no e-commerce de 2020? Problemas com pagamento ou com atraso na entrega? Pense no que fazer para evitar que situações do tipo voltem a ocorrer.
Definir campanha de divulgação do Dia das Mães no e-commerce
Uma data especial para o varejo pede uma campanha intensiva de divulgação, principalmente nas redes sociais. A dica é ser criativo, fugir do lugar comum e apostar em ações que chamem a atenção e atraiam o público para dentro da loja virtual.
Pense, por exemplo, em produzir conteúdos especiais e divertidos sobre a data no próprio site e nas redes sociais. Aposte em games como um quiz com perguntas e respostas sobre o perfil da mãe. E ao final, a recompensa pode ser a loja apresentando sugestões de presentes para cada tipo de mãe revelado no jogo.
Planejar ações de engajamento para as redes sociais
Ok, já pensou em como as ofertas do Dia das Mães serão divulgadas. Mas vá além da divulgação de ofertas nas redes sociais.
O Dia das Mães é uma data que mexe com as emoções. Por isso, proponha conteúdos que também sejam reflexivos, que façam o seguidor da loja lembrar de situações pelas quais passou com a mãe ou sinta-se feliz em compartilhar uma experiência que viveu na data.
Neste caso, uma dica é seguir a tendência do “efeito parado” no Instagram, por exemplo, que é o conteúdo, como um carrossel de fotos, que garante que o seguidor irá parar e ler o que está nas imagens. Isso se consegue também com legendas maiores para os conteúdos do feed.
Outro caminho é oferece conteúdos de aprendizado nas redes sociais em texto, cards ou vídeos. Em formato de microlearning é possível ensinar, de forma rápida e prática, algo de novo e relevante. No Dia das Mães no e-commerce, a loja pode apresentar, por exemplo, uma ou mais dicas de cardápio e de decoração para a data.
Oferecer descontos e kits especiais para a data
Diferente da Black Friday, que tem um apelo fortemente vinculado a descontos, o Dia das Mães no e-commerce tem como atrativo maior a própria data. Afinal, quem deixaria de presentear a própria mãe?
Mas então não precisa de desconto? Sim, porque esta é uma das características fortes do e-commerce. Mas os descontos podem ser parte do pacote de ofertas especiais como kits de produtos (do tipo “monte o seu”, como fazem as perfumarias físicas, por exemplo), parcelamento facilitado e sem juros, embalagem de presente grátis ou frete com custo reduzido.
Apresentar produtos por faixa de preço também é recomendado. E de todo o modo, o importante é focar em produtos atraentes e que os filhos se sintam motivados para comprar de preferência obtendo alguma vantagem.