Mais uma data quente do e-commerce se aproxima e desta vez é o Dia dos Pais que deverá ajudar o varejo online a vender mais em 2021. Uma pesquisa da plataforma Shopee com 3.800 brasileiros de todas as regiões do país mostrou que as lojas devem ter um desempenho melhor com a data, celebrada em 8 de agosto, na comparação com o Dia dos Namorados e até com o Dia das Mães.
Exemplo disso é o gasta médio com o presente para o papai. A maioria disse pretender gastar R$ 245, valor maior que o feito no Dia dos Namorados (R$ 240) e no Dia das Mães (R$ 210).
Pesquisa também apontou hábitos e comportamentos dos consumidores brasileiros.
- 70,5% dos participantes costumam usar o e-commerce para comprar presentes em datas comemorativas;
- 60% dos consumidores compra online há mais de um ano, sendo a maioria (67%) mulheres com idade entre 31 e 45 anos;
- Entre os que compram há mais de um ano, o ticket médio deve ser maior no Dia dos Pais: R$ 263, valor que cai entre os que consome online há seis meses (R$ 226) e há menos de seis meses (R$ 204).
Ainda de acordo com o levamento, 70,5% dos brasileiros que responderam a pesquisa estão indecisos sobre qual presente comprar. Por outro lado, a maioria aponta Calçados como o presente preferido na lista de intenção de compra (16%), e 53,7% planejam fazer a compra com antecedência de até duas semanas em relação à data. Mas para fechar o pedido, os brasileiros responderam que levam em conta ofertas de frete grátis (66%), preços baixos (57,1%), promoções (56,6%) e mix de produtos (54%).
De olho nos preparativos para a Black Friday
E por falar em descontos e promoções, o Dia dos Pais ainda nem aconteceu mas já é tempo de planejar a estratégia do e-commerce para a Black Friday 2021, marcada para 26 de novembro.
Muito cedo para isso? Não porque faltam apenas quatro meses e a data campeão em vendas merece atenção redobrada – não pode faltar nada no seu e-commerce! E as expectativas são as mais positivas para a edição deste ano e foram tema do Big Solutions, evento promovido pelo E-commerce Brasil entre os dias 20, 21 e 22 de julho.
A consultoria GfK apresentou uma estimativa de que o volume de vendas será maior em 2021 em comparação com o ano passado, quando os descontos foram menores e concentrados na semana da Black Friday.
Para este ano, de acordo com a GfK, os varejos online devem adotar outra estratégia apostando em ofertas mais vantajosas para os clientes, com destaque para o segmento de Eletros, onde os descontos devem passar dos 30%. Para mostrar que o volume de vendas compensa descontos tão altos, a pesquisa aponta que o faturamento com mercadorias de tecnologia (TVs, smartphones e notebooks) costuma chegar a até 3 vezes o investimento feito para a redução de preços dos produtos.
Além disso, o estudo também indica que deverá ocorrer uma antecipação nas ações relacionadas à data. O “barulho” não será só na semana do dia 26, mas sim com semanas de antecedência, desde o começo do mês de novembro.
Outro indicador antecipado pela GfK no Big Solutions do E-Commerce Brasil é que o pós-Black Friday, com a Cyber Monday, deve ganhar ainda mais destaque na estratégia das lojas online este ano.
Conte com o Beonly na sua estratégia para a Black Friday
A solução de personalização do Beonly é parte importante nas estratégias dos nossos clientes para as edições da Black Friday.
No ano passado, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2020, o BEONLY gerou 50 milhões de interações únicas e personalizadas nas 40 lojas virtuais que já utilizam a solução.
No total, os clientes somaram R$ 2,3 milhões de receita transacionada pelo BEONLY. Além disso, a solução também gerou 5.187 pedidos e impactou 67 mil pessoas com interações.