Uma pesquisa que os sites de buscas são as principais fontes de acesso usada pelos consumidores para chegar nas lojas virtuais. No total, 59,67% das visitas dos 50 maiores e-commerce do Brasil vem de plataformas como o Google.
O levantamento é da agência Inroots e ainda que as outras formas de acessam ficam bem atrás e apenas o tráfego direto, quando o endereço da loja é digitado no navegador gerou um percentual de acessos acima dos dois dígitos (31,04%). Os demais ficaram abaixo dos 5%:
– Display: 3,28%;
– Rede social: 2,52%;
– Tráfego de referência – referral: 2,12%;
– E-mail: 1,29%.
Os dados refletem não só o comportamento do consumidor brasileiro, mas também apontam dois caminhos para os e-commerce.
1 – Nunca foi tão importante trabalhar com uma estratégia de otimização para os sites de busca (SEO) quanto agora, quando o varejo online atrai cada vez mais clientes. O SEO é um diferencial competitivo, como já destacado no blog do Beonly, e loja virtual que não investe em nisso fica para trás, literalmente!
2 – É preciso estar pronto para quando os visitantes chegaram à loja depois de pesquisar no Google ou em outro site de busca. O esforço e os investimentos em SEO serão em vão se a visita for rápida demais e deixar o visitante frustrado por não encontrar o que procurou ou se deparar com uma loja virtual nada intuitiva e confiável. Por isso…
Prepare a loja para as visitas
Confira 5 dicas para recepcionar o visitante que chega na loja virtual pelos sites de buscas.
1 – Cuide para que o visitante permaneça o maior tempo possível navegando pelo site. Dê opções para que ele conheça vitrines, departamentos e ofertas atraentes que faça valer o clique.
2 – Por falar em clique, não esqueça de criar peças para interação, como banners, pop-ups e landing page que ajudam também a construir o histórico de navegação e que possam ajudar na concepção da estratégia de personalização.
3 – Não tem uma estratégia de personalização? E se precisa de uma motivação, que tal conhecer alguns dos nossos cases de sucesso?
4 – Analise os dados de acesso e vendas do site para ter um parâmetro sobre os resultados que vem obtendo e o que precisa melhorar. Veja nosso checklist do e-commerce de sucesso e verifique, por exemplo, passo a passo da jornada de compra, da página do produto até o gateway de pagamento.
5 – Também no sentido de observar e melhorar a experiência do consumidor, veja quais os erros mais comuns na conversão da visita em venda e de que forma pode evitá-los ou corrigi-los, caso sua loja os esteja cometendo.
Bônus
Uma dica extra é não descuidar do SEO do e-commerce. Mesmo que esteja atraindo muitos visitantes via busca em sites como o Google, é importante estar sempre atendo para ajustes na otimização do site e dos conteúdos. Mantenha o hábito de pesquisar com frequência palavras-chave que mais geram acessos para sua loja, observando também o posicionamento dos seus principais concorrentes.