Se o seu e-commerce apresenta dificuldades de usabilidade quando é acessado em smartphones, você tem um problema sério para resolver. No último levantamento da Fundação Getulio Vargas, em junho de 2020, o Brasil soma 234 milhões dos chamados “celulares inteligentes”, o que equivale a mais de um aparelho por habitante em uso no país. Na comparação, somado, o número de computador, notebook e tablet totaliza 190 milhões.
Só isso já bastaria para incentivar a loja virtual a investir na responsividade do site. Ou seja, ser um site que se adapta às características de cada dispositivo, seja um computador, um tablet ou um smartphone, e, assim, facilita a navegação e torna a experiência de compra única e sem empecilhos.
Pense, por exemplo, no consumidor que acessa a loja pelo celular e não consegue ler a descrição dos produtos sem que tenha que ampliar a tela. Ou que as fotos dos produtos possam ser vistas em detalhes de tão pequenas.
Tudo isso pode ser evitado com um e-commerce responsivo de forma mais prática adotando uma configuração do layout da loja que se adapta automaticamente ao formato do dispositivo – reproduz todo o conteúdo independentemente de onde é acessado.
Mas a responsividade também pode ser feita de outra forma, com a loja no celular apresentando uma seleção de conteúdos diferente da que é mostrada no desktop, por exemplo.
Um dos motivos para optar por este modelo é a possibilidade de oferecer um site com melhor desempenho, especialmente em termos de velocidade, facilitando a vida de quem acessa também usando dados móveis e não apenas Wi-Fi.
Pesquisa mostra interesse por compras por celular
Com tantos usuários de smartphones no Brasil, como dito acima, não é de estranhar que haja um interesse do consumidor em comprar pelo celular. No clima do Dia das Mães, comemorado no dia 9 de maio, uma pesquisa realizada pela AdColony e divulgada pela Adsmovil, especializada em publicidade mobile, aponta que 69% dos entrevistados disseram usar o celular para fazer suas compras.
“Os brasileiros já se habituaram a utilizar os smartphones para comprar, estudar, trabalhar e etc.. E, com o cenário imposto pela pandemia, a tendência é que este canal consolide-se como a principal forma de contato dos consumidores com as marcas.”
(João Sarmento, Business Development Manager da Adsmovil no Brasil)
A pesquisa indica ainda que:
📱 62% responderam que usam seus smartphones o tempo todo enquanto fazem compras online para a data.
📱 23% afirmaram que utilizam o celular e o desktop na maior parte do tempo;
📱 10% usam os dois canais igualmente;
📱 8% utilizam o desktop na maior parte do tempo e às vezes o smartphone;
📱 4% usam o desktop o tempo todo.
A maioria dos entrevistados é de homens (58%). Em termos de faixa etária, 35% dos entrevistados têm entre 16 e 24 anos; 27%, entre 25 e 34; 29%, entre 35 e 44; 4%, entre 45 e 54; 3%, entre 55 e 64; e 2% mais de 65 anos.
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