64% dos brasileiros têm intenção de comprar na Black Friday de 2021. Este é um dos resultados da pesquisa inédita encomendada pelo Google e apresentada no evento Black Friday Connections. A pesquisa ouviu 500 entrevistados em setembro e teve foco no comportamento que o consumidor deve adotar nas compras da data mais quente do varejo online deste ano.
Na análise do Google, a Black Friday 2021 será única e inédita por causa dos quase dois anos de pandemia e da retomada da “vida social” decorrente do avanço na vacinação contra a Covid-19 e a redução de casos e mortes.
“A data neste ano não será uma reedição de 2020 e nem uma retomada de 2019, mas sim um recomeço, pois representa a inauguração de uma nova fase, um novo jeito de comprar”
(Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil)
Quem é o consumidor da Black Friday 2021
A pesquisa do Google identificou dois perfis distintos do consumidor brasileiro em relação à Black Friday deste ano. Entre os entrevistados, 44% se declararam mais cautelosos, enquanto 56% se disseram mais abertos para as compras.
O mais cauteloso
Dos 44% mais cautelosos, 25% estão economizando dinheiro para necessidades futuras e 19% só compraram nesta Black Friday se encontrarem ofertas com descontos realmente atrativos.
Os consumidores com perfil mais cauteloso, 49% disseram à pesquisa do Google que pretende comprar na Black Friday.
Aliás, em uma pesquisa anterior do próprio Google, grandes descontos e preços baixos foram apontados com fatores decisivos para fazer até o consumidor mais cauteloso gastar na Black Friday. Entre mil entrevistados, 31% pediram isso para os lojistas.
O mais aberto
No caso dos 56% dos consumidores que responderam ao Google que estão dispostos a comprar na Black Friday, 37% disseram estar economizando para a edição deste ano.
37% desejam comprar mais em 2021 porque não compraram em 2020, enquanto 6% querem aproveitar a data para presentear amigos e parentes.
84% planejam comprar na Black Friday e 42% deles já estão pesquisando por promoções.
Expectativas dos consumidores
71% dos consumidores mais dispostos a comprar na Black Friday disseram à pesquisa do Google que estão confiantes de que sua situação financeira irá melhorar até o final de 2021. A mesma expectativa é compartilhada por 56% dos consumidores mais cautelosos.
Produtos favoritos dos brasileiros na Black Friday 2021
A pesquisa do Google também apontou quais são os produtos mais desejados pelos consumidores brasileiros na Black Friday 2021. Destaque para o segmento de Vestuário e para o equilíbrio nos percentuais até o quinto colocado da lista. Confira.
Vestuário: 62%
Celulares: 40%
Livros e Papelaria: 38%
Calçados: 33%
Cuidado pessoal: 27%
Computadores: 26%
Comidas: 23%
Móveis: 19%
Eletroportáteis: 17%
TVs: 16%
Prepare-se para as datas quentes do varejo com o Beonly
Quer vender mais na Black Friday? Experimente a solução de Personalização Web do Beonly.
Na Black Friday de 2020, o Beonly gerou 50 milhões de interações únicas e personalizadas nas 40 lojas virtuais que já utilizam a solução. No total, os clientes somaram R$ 2,3 milhões de receita transacionada pelo Beonly. Além disso, a solução também gerou 5.187 pedidos e impactou 67 mil pessoas com interações.