A chegada de datas especiais como a Black Friday ou o Natal vem reforçando ao longo dos últimos anos a importância do comércio eletrônico ir além da oferta de produtos para proporcionar uma experiência diferenciada para os consumidores. Para isso, tem a Personalização no e-commerce como principal aliada.
Por isso, nunca é demais lembrar, você, lojista, informações que ajudam a entender como se dá a aplicação da Personalização na prática, a partir de uma solução como o Beonly, no seu e-commerce.
Intenção de compras em alta
Um dos números animadores para as lojas virtuais vem do site Reclame Aqui. Um levantamento com 32 mil usuários do site de reclamações, realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, revela que 47% dos entrevistados pretende fazer alguma compra na Black Friday deste ano.
O que tem de animador nesse percentual? Simples. É mais que que o dobro do percentual registrado em três pesquisas anteriores realizadas pelo site como prévia para identificar a intenção de compra dos consumidores brasileiros. Nas três, apenas 20% aproximadamente revelaram interesse em comprar na Black Friday.
O que é personalização no e-commerce
A Personalização ou Web Personalization em marketing e vendas é o processo de customizar experiências de compra para um indivíduo, ou um perfil de indivíduos (personas). É produzir, modificar ou adequar um serviço ou produto, observando gosto, necessidades ou preferências particulares de uma pessoa ou cliente.
Os objetivos da Personalização podem ser engajar, reter, vender ou fidelizar, por meio de mensagens enviadas para a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa.
Atributos da Personalização no e-commerce
O processo de Personalização no e-commerce é baseado em atributos e componentes que vão diferenciar uma loja virtual de seus concorrentes e contribuir para uma experiência ao consumidor com alto potencial de conversão em vendas.
A estratégia de Personalização é baseada em dados coletados a partir do comportamento de navegação pelo site da loja (Buyer Stage), do interesse pelos produtos comercializados (Lead Scoring) e das informações reunidas no CRM (Customer Relationship Management).
Neste sentido, os principais atributos para uma ação de Personalização são:
🏙️ Perfil demográfico/social;
🛒 Histórico de compras;
📌 Geolocalização;
🧲 Preferências de conteúdo e canal.
Nunca se esqueça: Personalização é processo!
É importante destacar que a Personalização, sempre compreendida como um processo, é parte de uma estratégia mais ampla e envolve outros aspectos na gestão de uma operação de e-commerce. Por isso, é importante definir um ritmo para a implantação das ações.
Por exemplo, é necessário oferecer estímulos para que o visitante do site gere dados que possam municiar as ações de personalização. E isso se faz usando diferentes formatos de interação do e-commerce, definidos em parceria pelas áreas responsáveis pelo site e pela Personalização.
Neste contexto, o ideal é criar uma rotina de acompanhamento dos resultados das ações de Personalização.
👉 Verifique:
- As vitrines estão convertendo?
- O Ticket Médio está crescendo?
- Qual o tempo de permanência do cliente no site?
- Qual a receita gerada pelos gatilhos mentais criados?
Outro ponto no processo de Personalização é não tratá-la como uma ação à parte. Pelo contrário, deve estar incorporada como parte de toda a estratégia de marketing e vendas do e-commerce.
👉 Pense:
- Adequação da página inicial às campanhas.
- Alinhamento de banners às ações.
- Escolha os gatilhos mentais de acordo com cada campanha.
- Relevância da geolocalização nas ações.
Beonly, a solução de Personalização do seu e-commerce!
Ficou interessado no assunto? Que tal entender qual o estágio atual do seu e-commerce em termos de Personalização? Explicamos tudo nesse post especial (Onde sua loja está e onde pode chegar com a ajuda da Personalização).
E saiba que, para os clientes Beonly, mais do que uma tendência em expansão, a personalização no e-commerce já é uma realidade. E que pode ser comprovada na prática com aumento na taxa de conversão, maior tempo médio de permanência no site, queda na taxa de abandono de carrinho e aumento no ROI (Retorno sobre Investimento), entre outros indicadores.