Uma boa notícia para os lojistas que investem no e-commerce, incluindo os que aderiram ao modelo de vendas pela internet a partir de 2020 por causa da pandemia do coronavírus: o consumidor brasileiro lidera uma pesquisa feita em dez países como o que mais trocou as compras presenciais pelas compras online. No total, 70% disseram que migraram como forma de prevenção à Covid-19, contra uma média geral de 48%.
Outro dado animador para o e-commerce do Brasil é que 69% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a preferência pelas compras pela internet continuará mesmo depois da pandemia ou quando o cenário estiver mais controlado.
Os brasileiros também aproveitaram a migração para economizar, optando por marcas de menor custos. Além disso, 70% dos consumidores do Brasil observaram que as pequenas empresas melhoraram sua performance em relação aos pedidos e serviços de entrega online.
O percentual é mais do que o alcançado por qualquer um dos outros nove países analisados e relaciona a melhora à oferta de suporte digital eficiente com uso de e-mails, bate-papos ou mensagens de texto.
Por fim, a pesquisa também mostrou que os brasileiros estão mais dispostos a buscar o melhor atendimento nos sites de e-commerce. No total, 43% disseram que podem gastar o tempo que for necessário para solucionar um problema com a loja, se estiverem certos. De outro lado, 41% responderam que deixariam de comprar se o atendimento na plataforma online fosse ruim.
Sobre a pesquisa
A pesquisa é da Freshworks, empresa norte-americana de software de relacionamento para clientes e funcionários, que ouviu consumidores da Austrália, França, Alemanha, Holanda, Cingapura, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos e Índia, que aparece logo após o Brasil com 66% no que se refere a migração para o online. Realizado de forma online entre os dias 23 de março e 7 de abril, Cerca de 10,5 mil consumidores de 18 a 75 anos participaram do levantamento, realizado entre 23 de março e 7 de abril.